Serviços

Ortodontia


Por herança genética ou por factores ambientais que modificam o nosso crescimento, a presença de mal posições dentárias é bastante frequente na população. 

A Ortodontia é o caminho para obter uma oclusão saudável, funcional e estética. 

Com uma enorme diversidade de aparelhos disponíveis atualmente (Aparelhos Fixos, aparelhos removíveis, aparelhos extra-orais, etc), e com outros desenvolvidos pela Equipa Compor, no nosso Centro, o tratamento proposto, é estudado individualizadamente, adequando-o a cada caso concreto, de forma totalmente personalizada.  

Odontopediatria

De modo a estabelecer um programa preventivo de saúde oral e interceptar hábitos que possam ser prejudiciais, a a saúde oral deve ser acautelada, ainda na barriga da mãe!

Desde os primeiros dias de vida, até à idade adulta, a Compor dispõe de atendimento odontopediático para seguir os seus filhos.

Idealmente, quando existe uma boa saúde oral, a criança deve ser observada a cada seis meses.

Fazemos o acompanhamento desde a consulta pré natal até à idade adulta.

Tratamentos dentários em dentição decídua ("de leite"), até à dentição permanente. 

Esta é a Maria! Trocamos lágrimas por sorrisos...

Implantologia

Para maiores ou menores ausências dentárias, a Implantologia poderá ser a alternativa ideal para a solução.

Em termos funcionais os implantes comportam-se como dentes naturais, ou seja, as pessoas que os têm não os sentem como um corpo estranho. 

Os procedimentos cirúrgicos associados ao tratamento com implantes estão perfeitamente protocolados e a maioria das situações não implica qualquer tipo de incómodo e/ou dor. 

É um procedimento realizado, na maioria das vezes, mediante anestesia local, tal como a maioria dos outros tratamentos dentários. 

Cirurgia oral

O campo de actuação da cirurgia oral é muito extenso, incluindo extracção de dentes inclusos ou presentes na arcada, cirurgia endodôntica (realizada quando, por diversos motivos, o tratamento endodôntico não é bem sucedido), cirurgia de patologia quística ou tumoral, cirurgia periodontal, implantologia, cirurgia pré-protética, cirurgia de lesões infecciosas e traumatologia oral.


Periodontologia

É a especialidade que previne, avalia e intervém nas doenças que afectam os tecidos que envolvem e suportam os dentes - periodonto - que incluem, para além da gengiva, o osso alveolar e outras estruturas responsáveis por manter os dentes firmemente implantados nos maxilares. As doenças periodontais dividem-se em dois grandes grupos: as gengivites e as periodontites. Nas gengivites há uma inflamação superficial da gengiva, sendo facilmente tratadas, com recuperação total dos tecidos. Nas periodontites há uma destruição das estruturas mais profundas, com reabsorção do osso, e se não tratadas, podem levar à perda do dente. Geralmente não causam dores, mesmo nos casos mais avançados.

Assim, é necessário estar atento aos sinais. 

Se há sangramento gengival, quando escova os seus dentes, por exemplo, marque já uma avaliação para uma intervenção atempada, podendo evitar a evolução para uma periodontite, levando a perdas ósseas e dentárias!

DTM e Dor Oro-facial.

Esta patologia é o resultado de uma complexa condição, que pode levar seus portadores à consulta de diversas especialidades, antes de conseguir ser concretamente diagnosticada. 

Dores de cabeça, dores de ouvido, dores nas costas, entre muitas outras queixas, levam o portador desta patologia a procurarem diferentes especialidades médicas, sem obterem, muitas vezes, um diagnóstico. 

A causa para a disfunção da ATM e dor Oro-Facial raramente é única, tendo origem multifactorial. 

Assim, na Compor, a abordagem é também multidisciplinar, melhorando drasticamente a qualidade de vida os portadores desta disfunção.

Endodontia

A Endodontia, mais conhecida por "desvitalização", é o ramo da medicina dentária dedicado à patologia da polpa dentária e tecidos que rodeiam as raízes e o seu tratamento. A polpa dentária é o órgão (composto por nervos, vasos sanguíneos, etc.) que se encontra no interior do dente (canal radicular) e é vulgarmente conhecido, embora de forma errada, como "nervo". No passado, os dentes com problemas na polpa dentária eram comummente extraídos. Hoje, graças a todos os avanços científicos e tecnológicos, os tratamentos disponíveis podem, quase sempre, salvar estes dentes, mantendo-lhes a função mastigatória e a estética inalteradas.

Contamos com profissionais com especialização em Endodontia, usando as técnicas mais modernas, nomeadamente microscópica e mecanizada.



Motricidade Orofacial

Terapia da Fala

Prevenção, avaliação, intervenção das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal, intervindo ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada).

A Motricidade Orofacial é uma das áreas da Terapia da Fala que estuda, previne, avalia, diagnostica e trata alterações estruturais e funcionais das funções da região oral (lábios, língua, bochechas), da face e do pescoço, sendo fundamental ter em atenção as funções de respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala (onde se inclui a voz, articulação, ressonância e fluência).

Na Fenda lábiopalatina, o terapeuta da fala é o responsável por avaliar, diagnosticar e intervir nas funções:

- Amamentação;

- Funções do Sistema estomatognático (Respiração, Fala, Mastigação e Deglutição);

- Estruturas da motricidade oro-facial (mobilidade do tónus muscular);

- Função do esfíncter velo faríngeo (insuficiência ou incompetência velo faríngea);


Reabilitação oral



A reabilitação oral é o ramo da Medicina Dentária que se debruça sobre a substituição de dentes perdidos e a restauração da função, aparência e equilíbrio da boca.

Analisando cada caso de forma totalmente personalizada, podemos reabilitar a condição oral através de restaurações dentárias e

  • Próteses Fixas convencionais
  • Próteses sobre implantes
  • Facetas cerâmicas
  • Próteses removíveis





Harmonização Facial




Botox-Aplicação de toxina botulinica, para levantar ou corrigir o ângulo da sobrancelha, e suavizar rugas e expressão

Preenchimento com ácido hialurónico, para repor o volume numa parte do rosto ou ainda para disfarçar sulcos profundos

Fios de bioestimulação e de sustentação- Técnica de aplicação de fios especiais de polidioxanona, colocados na zona profunda da pele, para o rejuvenescimento , com efeito de lifting na pele.